quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atividade 1

Universidade Aberta do Brasil
UAB
Universidade de Brasília
UNB
Professores Autores da Disciplina:
Peofessor Cristhus

Professora tutora a distância:
Ludmila
Professor Tutor Presencial:
Alcimar Gomes de Lima
Disciplina:
Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Acadêmico:
Walteberg Gomes Maia
Matricula:
08/75961
Comentário do Filme da Semana

Sena Madureira – Acre 23/08/2009




Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Channel Four, rede televisiva pública Reino Unido.
A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de Willian Randoph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.
Apesar de exibido pelo Channel Four, acredita-se, de maneira errada, que o filme foi produzido pela BBC, a maior rede de televisão britânica.
O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar, sua parceria ilegal com o grupo americano Time Warner (naquela época, Time-Life), algumas práticas de manipulação da emissora de Marinho (incluindo o auxílio dado à tentativa de fraude nas eleições fluminenses de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa do movimento das Diretas Já, em1984, quando a emissora noticiou um importante comício como um evento de comemoração ao aniversário de São Paulo, e a edição, para o Jornal Nacional, do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, de modo a favorecer o candidato Fernando Collor de Mello frente a Luiz Inácio Lula da Silva), além de uma controversa negociação envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais à época em que José Sarney era presidente da república.
O documentário apresenta depoimentos de destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque, os políticos Leonel Brizola e Antonio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Prioli e o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O documentário foi transmitido pela primeira vez em Setembro de 1993 no Canal 4 do Reino Unido. A transmissão foi adiada em cerca de um ano, pois a Rede Globo contestou, baseando-se em leis britânicas, os produtores de Muito Além do Cidadão Kane pelo uso sem permissão de pequenos fragmentos de programas da emissora para fins de "observação crítica e de revisão".
Durante este período, o diretor Simon Hartog morreu após uma longa enfermidade. O processo de edição do documentário foi assumido por seu co-produtor, John Ellis. Quando pôde ser finalmente transmitido, cópias do documentário foram disponibilizadas pelo Canal 4 ao custo de produção. Muitas dessas cópias foram enviadas ao Brasil através da comunidade brasileira residente na Grã-Bretanha.

Fonte de Pesquisa: www.google.com

Nenhum comentário: